"O pensador é antes de tudo dinamite, um aterrorizante explosivo que põe em perigo o mundo inteiro".
(Friedrich Nietzsche)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

GEOGRAFIA DIVERTIDA



 Simoni Rosa Sanches escreveu um texto muito gostoso para ajudar a filha Gabriela decorar o nome de estados e capitais do Brasil.
Simoni e Gabriela resolveram compartilhar com os leitores do Cruzeirinho. Nós não entendemos o final e Simoni escreveu de novo para explicar.
Agradecemos pela colaboração e temos certeza de que as crianças vão gostar bastante!
SALVADOR foi pra BAHIA procurar a TERESINA, mas ela estava no PIAUÍ. Resolveu então passar o NATAL no RIO GRANDE DO NORTE, mas errou o caminho e desembarcou num PORTO ALEGRE lá no RIO GRANDE DO SUL.
Avistou um CAMPO GRANDE ao passar pelo MATO GROSSO DO SUL, e rogou ao ESPÍRITO SANTO para ter VITÓRIA em sua busca. Conheceu um PARAÍBA que se chamava JOÃO PESSOA, devoto de SÃO LUÍS que morava no MARANHÃO.
Encontrou um carro estranho que parecia SERGIPE de um vendedor de suco. Sentiu sede e perguntou: - Que sabor tem? - ARA, CAJU!- Respondeu ele.
Continuou a viagem e foi PARÁ lá em BELÉM, e encontrou uma linda AMAZONAS cavalgando em MANAUS. Achou BOA a VISTA ao passar por RORAIMA, pegou um barco no PORTO VELHO para cruzar o RIO BRANCO, pois ACREditava encontrar um BELO HORIZONTE nos campos das MINAS GERAIS.
Passou por uma rica casa e perguntou ao guarda da FORTALEZA : - CEARÁ que consigo chegar em CUIABÁ passando por esse MATO GROSSO? - Pergunte aquele homem, tocador de viola, mas peça antes pra ele tocar. Fale com jeito com ele, peça: - TOCA TINS, e não se esqueça de bater PALMAS. O homem lhe respondeu: - Nade até aquela ALAGOAS e vai chegar à MACEIÓ. Se tiver sorte, chegará ao RIO em JANEIRO.
Acho que sua amada já voltou pra SÃO PAULO. Acenda uma vela pra SANTA CATARINA e leve muitas FLORIANÓPOLIS pra enfeitar sua igreja, que fica lá em GOIÂNIA, pras bandas de GOIÁS.
Ao chegar em CURITIBA, PARANÁ praça da fonte e tome um café bem forte. Descanse bastante antes, pois ao encontrar sua amada, AMAPÁ toda vida e não se esqueça de MACAPÁ com ela se casar.
Se você também não entendeu o finalzinho, olha o que a Simone mandou:
O Amapá, significa ama pra toda vida, e o Macapá, é marcar pra com ela se casar.
E então, não é uma divertida aula de geografia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário