Leitura para refletir...
A Importância dos
Recursos Tecnológicos na Geografia trata das tecnologias
educacionais e seu uso nas aulas de Geografia e como esses recursos
podem contribuir no ensino e na aprendizagem dessa disciplina. O
modelo da sociedade tradicional criou uma educação tradicional o
que de certa forma limitou muito o ensino da Geografia, deixando a
visão critica de lado, valorizando apenas o escrito e o apresentado
oralmente. O uso das novas tecnologias educacionais dentro da sala
de aula aparece como uma oportunidade de apresentar os conteúdos
geográficos, já que boa parte dos alunos tem acesso à tecnologia,
seja em casa ou em outros lugares.
Entende-se que esse modelo de
ensino parece muito mais interessante do que o modelo de educação
tradicional, entretanto nem sempre essa oportunidade é dada a
todos, um exemplo disso são os alunos de escolas publicas que pouco
lhes é oferecidos acesso as tecnologias. O
procedimento metodológico da pesquisa foi baseado em pesquisas
bibliográficas a respeito do tema abordando a problemática do
ensino de Geografia no tocante às dificuldades de uso e aplicação
dos novos recursos tecnológicos.
A
analise e observação das relações: 1) professor-aluno; 2)
professor – “novos” recursos didáticos: e 3) alunos - “novos”
recursos didáticos; assim como a entrevista com alguns alunos e
professores de Geografia também fizeram parte dos métodos
aplicados. Essas observações e analises foram realizadas em
algumas escolas publicas da cidade de Porto Nacional no estado do
Tocantins.
O texto traz algumas
informações, que é de fundamental importância para discutir essa
nova realidade, como por exemplo: o relacionamento do professor com
os alunos, algo fundamental para a aceitação das “novas”
tecnologias dentro da sala de aula, o domínio das tecnologias pelos
professores, a interação interdisciplinar, relacionando tempo e
espaço entre outras. Na analisar dos dados da pesquisa o texto
mostra que para os alunos o uso dos recursos tecnológicos
transforma uma aula monótona em uma boa aula, entretanto em relação
aos professores apontam muitas dificuldades na utilização desses
recursos, como por exemplo; dificuldade em aceitar e/ou manusear os
novos recursos tecnológicos, segundo o texto a TV e o aparelho de
DVD já são utilizados em sala de aula, mas ainda existe uma grande
dificuldade com o uso do computador ligado a internet e o data-show,
devido também ao custo na manutenção desses materiais eles são
guardados em salas específicas, e são pouco utilizados nas
escolas.
Outro ponto importante do
texto é quando trata da questão do profissional capacitado ou não.
“uso das tecnologias não pode ser eficiente se em sala de aula
existe um professor deficiente”. É importante um aparato
tecnológico nas escolas, mas não devemos deixar de analisar a
questão da preparação desse “professor” que em muitos casos
não tiveram contato com essa “nova” tecnologia no seu processo
de formação; é preciso reciclar esse profissional,
proporcionar-lhe segurança, domínio para lidar com essa nova
realidade.
Diante disso entendemos
que a tecnologia deve incentivar o aprendizado do aluno e ser um
auxilio para uma boa aula, contudo, o professor precisa planejar
especialmente bem a sua aula para que esta atraia a atenção do
aluno sem fugir dos conteúdos. A responsabilidade do sucesso das
novas tecnologias educacionais de certa forma depende muito do
professor, pois ele será o responsável por se adequar à nova
didática e pela procura da forma mais conveniente da utilização
destes novos métodos para que essa atividade traga benefícios para
a educação e, sobretudo no ensino de Geografia.
Postado por Tecnologias
Educacionais
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