Plano
de Aula Geografia
Tema:
A Industrialização e as Questões Ambientais
7ª série ou 8ºano
Tempo
de Duração:
6 Períodos
ObjetivoGeral:
Proporcionar reflexões sobre a história das coisas que são utilizadas em nosso cotidiano. Por meio dela pretendemos que os estudantes ponderem sobre a exploração dos recursos naturais, a poluição causada pela produção industrial, a distribuição e o consumo dos produtos industrializados e a produção de lixo na sociedade contemporânea.
Proporcionar reflexões sobre a história das coisas que são utilizadas em nosso cotidiano. Por meio dela pretendemos que os estudantes ponderem sobre a exploração dos recursos naturais, a poluição causada pela produção industrial, a distribuição e o consumo dos produtos industrializados e a produção de lixo na sociedade contemporânea.
Habilidades:
- Perceber que a ação humana produz vários impactos ambientais, refletindo criticamente sobre os processos históricos responsáveis pela problemática atual.
- Perceber que a ação humana traz resultados positivos e negativos à paisagem para propor intervenções solidárias ambientalmente corretas.Procedimentos de ensino:A aula será iniciada com as seguintes perguntas problematizadoras:1. Você já se perguntou de onde vem todas as coisas que compramos e para onde vão quando nos desfazemos delas?
2.
Como e onde são produzidas estas coisas e por quem?
No
segundo momento, faremos a busca de opiniões em formato de resenhas
e resumos sobre o vídeo a História das Coisas, na sala de aula
digital, buscando identificar algumas respostas aos questionamentos
iniciais e estudar os conceitos geográficos ali inseridos.
Na
sequência assistiremos ao vídeo: “História
das Coisas,
versão brasileira do documentário The
Story of Stuff, de
Annie Leonard”.
Posteriormente,
estudantes se reunirão em grupo para debater e criar alternativas
ambientalmente e socialmente corretas.
O
fechamento se dará com uma mesa redonda onde os estudantes vão
explanar as suas propostas e debater a viabilidade considerando os
conceitos geográficos e a evolução social.
Avaliação:
O aluno demonstrará seu aproveitamento mediante participação e interesse nas atividades realizadas em classe, questionamento das leituras programadas, apresentação de atividades individuais ou grupais, compreensão de conceitos, percepção do impacto da evolução tecnológica e social, auto avaliação.
Recursos:
Explanação
oral, debate, textos, vídeo, livro didático, sala de aula digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário