"O pensador é antes de tudo dinamite, um aterrorizante explosivo que põe em perigo o mundo inteiro".
(Friedrich Nietzsche)

terça-feira, 23 de abril de 2013

A Industrialização e as Questões Ambientais


Plano de Aula Geografia

Tema: A Industrialização e as Questões Ambientais

7ª série ou 8ºano

Tempo de Duração: 6 Períodos

ObjetivoGeral:

P
roporcionar reflexões sobre a história das coisas que são utilizadas em nosso cotidiano. Por meio dela pretendemos que os estudantes ponderem sobre a exploração dos recursos naturais, a poluição causada pela produção industrial, a distribuição e o consumo dos produtos industrializados e a produção de lixo na sociedade contemporânea.

Habilidades:

  • Perceber que a ação humana produz vários impactos ambientais, refletindo criticamente sobre os processos históricos responsáveis pela problemática atual.
  • Perceber que a ação humana traz resultados positivos e negativos à paisagem para propor intervenções solidárias ambientalmente corretas.
    Procedimentos de ensino: 
    A aula será iniciada com as seguintes perguntas problematizadoras:
    1. Você já se perguntou de onde vem todas as coisas que compramos e para onde vão quando nos desfazemos delas?
2. Como e onde são produzidas estas coisas e por que​​​m?
No segundo momento, faremos a busca de opiniões em formato de resenhas e resumos sobre o vídeo a História das Coisas, na sala de aula digital, buscando identificar algumas respostas aos questionamentos iniciais e estudar os conceitos geográficos ali inseridos.

Na sequência assistiremos ao vídeo: “História das Coisas, versão brasileira do documentário The Story of Stuffde Annie Leonard”.

Posteriormente, estudantes se reunirão em grupo para debater e criar alternativas ambientalmente e socialmente corretas.
O fechamento se dará com uma mesa redonda onde os estudantes vão explanar as suas propostas e debater a viabilidade considerando os conceitos geográficos e a evolução social.


    Avaliação:

    O aluno demonstrará seu aproveitamento mediante participação e interesse nas atividades realizadas em classe, questionamento das leituras programadas, apresentação de atividades individuais ou grupais, compreensão de conceitos, percepção do impacto da evolução tecnológica e social, auto avaliação. 

Recursos:

Explanação oral, debate, textos, vídeo, livro didático, sala de aula digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário